terça-feira, 23 de setembro de 2008

(15/05) Dialogismo e Estética da Percepção/ Encontro VII

Fantástico o encontro com a professora Sônia Maria Soares! Ela, de uma forma competente, tratou de um ponto fundamental e que não pode se limitar ao professor de Língua Portuguesa: o trabalho da escola com a leitura. Em seu discurso sobre Interação e Dialogismo, ela reafirmou a necessidade de se rever os conceitos de texto, discurso e interação. Diferentemente das aulas tradicionais que privilegiam a leitura como mera decodificação de signos lingüísticos, a professora chamou a atenção para a essência dialógica e contextual de todo texto. Para Roger Chatier, ler é "apropriar-se do, inventar e produzir significados". Nessa perspectiva, ficou claro que o professor só colabora para a proficiência da leitura do aluno quando compreende que:
  1. a leitura demanda conhecimento prévio (leitura de mundo);
  2. os olhares de quem escreve/fala podem ou não se aproximar dos horizontes de experiência de quem lê/ouve;
  3. todo texto tem uma função sociopragmática e, por essa razão, está estritamente ligado a um contexto;
  4. os elementos co-textuais ( os signos visíveis no texto) conduzem para o infratexto (aquilo que não está explícito no texto).

A partir dessa compreensão, o professor poderá educar o aluno para uma metodologia de leitura que não considera apenas as questões lingüísticas como "reveladoras" das mensagens de um texto, mas também as experiências de mundo dos sujeitos envolvidos pelo texto ( o emissor e o receptor), o contexto social e as relações intertextuais.

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