terça-feira, 18 de novembro de 2008

(09/10) Traços descontínuos e graduais/ Encontro XXIII

De acordo com a professora Stella Maris Bortoni-Ricardo, entender a variação no português falado no Brasil pressupõe conhecer que não há fronteiras rígidas entre os diversos usos da língua, ou seja, apesar de determinados usos serem específicos de alguns grupos sociais ou estarem restritos a certas situações, há outros que se verificam na fala de todos os brasileiros, mesmo nas situações que exigem monitoração estilística. Sendo assim, ela propõe que o professor saiba identificar as variedades lingüísticas a partir de três linhas imaginárias chamadas contínuos: o de urbanização (dos falares rurais mais isolados até os falares urbanos mais obedientes à norma padrão), o de oralidade-letramento (dos eventos não influenciados pela língua escrita até aqueles mediados por ela) e o de monitoração estilística ( das interações mais espontâneas até aquelas que exigem bastante atenção do falante). Com base nessa identificação, será possível ao professor perceber que existem tanto os traços graduais (presentes na fala de todos ou quase todos) quanto os traços descontínuos (restritos a certos grupos sociais) no português brasileiro (BORTONI-RICARDO, 2004). Enquanto, por exemplo, a vocalização da consoante lateral palatal /lh/ em “cuié” é um traço descontínuo, pois é própria do falar rural, a elevação da vogal /o/ para /u/ em “negóciu” representa um traço gradual, pois é uma regra generalizada em nossa língua.

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